Quem Somos
Voltar

Estatísticas Estatísticas
noticias links contatos

A ABRATEC - Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público - representa, em âmbito nacional, as empresas arrendatárias de terminais portuários de uso público, especializados na movimentação de contêineres.

Constituída em 18 de abril de 2002, a entidade conta atualmente com 12 empresas afiliadas, cujos terminais localizam-se nos estados de Pará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Por meio da licitação pública, as empresas representadas pela Abratec têm contratos de arrendamento com as autoridades portuárias, com vigência que varia de 20 a 30 anos. A operação dos terminais oferece ao comércio exterior confiabilidade, eficiência e qualidade nos serviços prestados.

Os terminais de contêineres também produzem benefícios sociais, já que atualmente geram 10,9 mil empregos diretos, incluindo trabalhadores portuários. São também os maiores requisitantes de mão de obra avulsa. O trabalho com vínculo empregatício ou avulso atende ao que estabelece a Convenção nº 137, da Organização Internacional do Trabalho.

Conheça o objetivo da Lei Nº 8.630 - Lei de Modernização dos Portos.