Reporto
Voltar

Estatísticas Estatísticas
noticias links contatos

Abratec completa 11 anos


A Abratec comemora seu 11º aniversário com conquistas no setor portuário, especialmente quanto à operação das 13 empresas afiliadas, que contaram com a atuação institucional da entidade para alcançar os recordes de movimentação de contêineres nos últimos anos. A presença da entidade junto aos órgãos governamentais resultou, por exemplo, na possibilidade de aquisição de equipamentos portuários com desoneração tributária, através do Reporto (Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária).

São destaques dessa parceria: os investimentos dos terminais na aquisição de equipamentos nacionais e importados de mais de US$ 390 milhões, desde 2004; o uso de tecnologia equivalente aos terminais estrangeiros, que possibilita aos usuários a localização de um contêiner em tempo real; velocidade operacional no atendimento dos navios, o que é benéfico para os armadores já que os navios de contêineres são operados em regime de alta rotatividade; e o crescimento anual da movimentação de contêineres.

O Reporto colaborou intensamente para os resultados da movimentação de contêineres. Também merece registro o plano de dragagem implementado pelo governo que aumentou a profundidade dos canais marítimos, garantindo segurança para os navios nos portos. Entretanto, ainda são necessárias providências governamentais relativamente aos acessos terrestre e ferroviário, cujas deficiências geram impactos prejudiciais à logística.